Quandu a xuva toca nu mar, ela podi me tocar, vem ném que eu to ném ai!

19/08/2009

XURRAS-QUÉTI!


Hoje é quarta fêra e como toda pobre, já to antivenu a chegada do sábadu, dia do xurrasquinho na laje do seu Roberval. E como sou colega do meu povo querido do Braziu, rezolvi ser bem cidadân e contribuí pra manuntenssão do forcrore tradissional do nosso país e postar aqui, nesse úmilde blogui, como se faiz o verdadeiro churrasco brazilêro. Vamo lá, jente? É nóis;(adoro uzar ponto e virgla) entaum vai lá: (os dois ponto tamém) pega o papel toalha pra anotar:(vou uzar de novo)
Primeiro paço: Assendê o fogo parece sê uma coiza fássil, mas ói, colega-nem, naum é naum! Que o diga o tio Espirulino, pai do primo Clercivaldo lá de Queimados. Foi assendê um fósfro e quase fez júiz ao nome do seu bairro (hehe, piadinha infâimie). Entaum, colegas, cuidado quandu for assendê o fogo. Use alcol em gel, pur que, aléim de ecunômico, ainda ajuda o SUS: você uza pra assendê o fogo e depois pega um poquinho pra limpa as mão e si priveni contra a gripe suina.
Segundo paço: (dois ponto de novo - êêê!) Iscolha as carne que voce vai querer que çirvam no xurras. Frardinha, xuleta, custela. O ideial mermo é que você economize sempre, inda mais em tempos de crize como é a que nóis tamu sempre passandu, num é mermo? Entaum, ora de apelá pro gato do seu vizinho. Kata ele lá da árvre-somos-nózes e tenta arranjá mais uns dois purquê tú sabi que em caza de pobre sempre cabe mais um, quando tem festa entaum, Jezuz Luz apague e faça o sinal da cruz que vai entrá até os aveztruz, doido pra comê seu cuzcuz!
Tercêro paço: Sargando as carne. Bom, néms, cêis sabe que tem que joga sal na carne inquanto elas taum lá na xurrasquera, né? Óbivio Lulante. Mais, toda via, o sal tem que ser groço, e dos bom. Por isso, e, mais uma veiz, lembranu sempre a palavra chave - economizá - que tal reaproveitá (ih! to me sentino a Ana Maria Braga agora!)? Iço mermo, amiga! Dá uma paçada lá na encruzilhada e kata o sal groço que tu deixô pra fazê o trabalho contra aquela piranha que tem inveja de você! Se você pegá uns dois dia depois de tu te feito o trabalho, tenho çerteza bessoluta que o santo não vai se incomodá!
Quarto paço: Tem que ter uma táubua de madeira (pode ser mdf) pra cortar as carne. Senão, fica todo mundo si batendo pra pegar o pedasso grandão da carne. Você não vai querer que seu churrasco na laje vire um padedê tipo pandemônio, né, ném (unhééé!)?
Quinto paço: Come prá burro, enche o buxo! O negócio é competissaum. Tenta pegá mais pedasso de carne que seus primo e vizinho. Não dexa a çerveja sê o prato prinssipal, por quê tu sabe que seu Adalto vende duas latinha de Cintra por um real lá no depósito e você pode tomá quando quizé. Num teim disculpa. Agora, uma carninha isperta, é difissil de tê. Naum é sempre que tem gato dando sopa e naum é sempre que tem um mané dixpoisto a aça as carne na xurrasquera. Come prá semana intêra que você ainda economiza nas compra pras mistura em casa!
Ispero que vocêis tenham gostado das minhas dica culinária por que eu çimplesmente a-dor-ei me fazê de Ana Maria Braga, minha fan número um! Um bêjo e aproveitem o xurras por mim!

PASADO